Páginas

terça-feira, 8 de outubro de 2013

POR QUE JOSH FREEMAN?

Fala galera! Com essa semana de bye dos Buccaneers, resolvi falar sobre um tema que tem andado em alta na mídia americana, principalmente na Flórida: Josh Freeman. Essa semana tivemos a notícia que o QB estava na vitrine para ser trocado. Inclusive o time entrou em contato com todas as outras 31 equipes da NFL mas nada conseguiu. Depois desta tentativa frustrada de trade, não se viu outra opção a não ser dispensar o atleta. Não havia mais clima pro trabalho na equipe após diversos momentos de tensão entre o técnico e Freeman e esta foi a atitude óbvia. A pressão que foi feita sobre o jogador por Schiano, na minha humilde opinião, não surte efeito de modo algum e só faz piorar as coisas. Mas foi o que houve, a corda arrebentou do lado de Freeman e ele não é mais o QB de Tampa, perdendo a vaga pra Mike Glennon.




                Após diversas criticas ao jogador e culpas acumuladas sobre suas costas do insucesso do time, resolvi mostrar fatos que às vezes podem passar despercebidos por alguns e com isso sobrecarregando de toda a culpa um único fator, neste caso Josh Freeman que, depois de ser procurado pelos times Okland Raiders, G. B. Packers, Buffalo Bills e Minnessota Vikings, assinou contrato de um ano com os Vikings. Meu intuito aqui não é provar que “A”  é melhor que “B” ou vice-versa e sim provar que pra um time ter sucesso, diversos fatores tem de ser levados em consideração e somados numa única equação.            
                Comparei os números de Josh Freeman com outros 6 QBs de times aleatórios da NFL durante os 4 primeiros anos de sua carreira e o obtido foi o seguinte:


TOM BRADY:
63 JOGOS:
97 TD (1.54 P/JOGO)
52 INT (0.82 P/JOGO)
13919 JARDAS (220 P/JOGO)


JOSH FREEMAN:
54 JOGOS:
76 TD (1.4 P/JOGO)
54 INT (1 P/JOGO)
12090 JARDAS (224 P/JOGO)


MATTHEW STAFFORD:
45 JOGOS:
80 TD (1.78 P/JOGO)
54 INT (1.2 P/JOGO)
12807 JARDAS (284 P/JOGO)


JOE FLACCO:
64 JOGOS:
80 TD (1.25 P/JOGO)
46 INT (0.72 P/JOGO)
13819 JARDAS (215 P/JOGO)


MATT RYAN:
62 JOGOS:
95 TD (1.53 P/JOGO)
46 INT (0.74 P/JOGO)
14238 JARDAS (229 P/JOGO)


BIG BEN:
56 JOGOS:
84 TD (1.5 P/JOGO)
54 INT (0.96 P/JOGO)
11673 JARDAS (208 P/JOGO)


ELI MANNING:
57 JOGOS:
77 TD (1.35 P/JOGO)
64 INT (1.12 P/JOGO)
11385 (199 P/JOGO)

                Fazendo um pequeno ranking destes números, obtivemos:

TD POR JOGO: STAFFORD, BRADY, RYAN, BIG BEN, FREEMAN, ELI MANNING, FLACCO.

INT POR JOGO: STAFFORD, ELI MANNING, FREEMAN, BIG BEN, BRADY, RYAN, FLACCO.

JARDAS POR JOGO: STAFFORD, RYAN, FREEMAN, BRADY, FLACCO, BIG BEN, ELI MANNING.

                Como havia dito antes, o intuito deste post não é dizer que fulano é melhor que sicrano ou coisa parecida, a intenção é dizer que inúmeros fatores contribuem pro sucesso ou não de um QB como: Estilo de jogo do time, estilo tático dos treinadores, momento do time como um todo, força de schedule, experiência do jogador, cobrança de torcida e dirigentes, dentre outros milhares de fatores.
                Se repararmos, Flacco e Manning figuram entre as piores posições nesse ranking e isso não os impediu de levar seus times a vitória nos últimos 2 super bowls.
                Vale lembrar que Josh Freeman, desde que chegou à Tampa, nunca conseguiu 2 temporadas com mesmo Head Coach ou mesma equipe técnica. O ambiente nunca foi propício para um desenvolvimento sólido e calculado do jogador, um trabalho sério nunca pode ser desenvolvido para o médio e longo prazo com o atleta. Não sou parente do Freeman (RsRs) e nem pouco estou dizendo que ele será em breve o maior quarterback de todos os tempos, estou querendo dizer que, embora seja uma posição de extrema importância para a equipe, um time precisa de cérebros experientes e com muito conhecimento para ter sucesso, única e exclusivamente de talento não se vence o campeonato.

                Boa sorte ao Freeman nos Vikings e que ele tenha sucesso em sua carreira porque, pra um verdadeiro fã de NFL, o que importa é o espetáculo, não só a cor da camisa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário